blog

#4 Série Natureza: Ubatuba Litoral São Paulo

Ubatuba é uma cidade importante para os turistas. Atividades de turismo ecológico, com práticas sustentáveis que respeitam a Natureza. E é claro que um lugar como esse não poderia ficar de fora da nossa série de aventuras!

 

Passeio de escuna até a ilha Anchieta

Ilha anchieta
Ubatuba – Natureza – Passeios de barco
Uma das aventuras mais procuradas em Ubatuba é o passeio de escuna até a Ilha Anchieta. Com duração de aproximadamente 30 minutos e um visual incrível, o passeio em si já é uma delicia. Mas ao chegar na Ilha Anchieta você terá a oportunidade de visitar as Ruínas do Antigo Presídio, desativado a mais de 50 anos.
 
E para finalizar o dia com chave de ouro, os visitantes partem para conhecer algumas praias da Ilha. Palmas, Engenho, Presídio, Sapateiro e também a piscina natural da Ilha. Além disso, o caminho para acessar algumas dessas praias pode ser feito por trilhas em meio a Mata Atlântica, já que Ubatuba tem mais de 80% de seu território composto por ela.

 

Snorkeling em Ilha das Couves

Mergulho ilha das couves
Ubatuba – Natureza – mergulho
O snorkeling, ou mergulho livre, é uma prática esportiva de mergulho em águas rasas. O mergulhador usa apenas uma máscara, nadadeiras e um tubo de aproximadamente 40 centímetros para respirar sob a água. Esse tubo, chamado snorkel, também identifica a prática deste tipo de mergulho. Transparência do mar e as ricas flora e fauna podem ser apreciadas e contempladas.
 
Um desses lugares é a Ilha das Couves, uma pitoresca ilha localizada no extremo norte de Ubatuba. Suas águas calmas e cristalinas acabam por ser um prato cheio para a prática desse esporte. É incrível a experiência de conhecer mais de perto milhares de espécies subaquáticas que vivem no local, como tartarugas marinhas, arraias, corais, cavalos marinhos, peixes de diferentes cores e tamanhos e, se estiver com muita sorte, até mesmo golfinhos!
 
Um local simples e encantador, perfeito para quem busca contato com a natureza e tranquilidade. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

.

Surf e Stand up paddle

sup
Ubatuba – Natureza – por do sol

Ubatuba é muito conhecida pela pratica do surf, e uma das praias mais procuradas pelos surfistas é Itamambuca, muito famosa por suas ondas. Por lá você pode alugar uma prancha de SUP (stand up paddle), e desfrutar das belezas do lugar enquanto se diverte praticando o esporte. Quem pratica usa um remo para se deslocar sobre a água, de pé em um pranchão.

Para os mais radicais, também existe a opção de alugar pranchas de surf. E se você deseja muito surfar, porém não tem experiência nenhuma no esporte, não tem problema! Há uma escola de surf por lá que garante, através de uma técnica de treinamento, que você se torne um surfista iniciante em apenas duas horas de aula.

Também é legal lembrar que foi em Ubatuba que surgiu um projeto ecológico de SUP sustentável. Três amigos que estudavam alternativas para diminuir o lixo pelo município. Tiveram a ideia de construir uma prancha de SUP feita de garrafas PET. Levando em consideração que uma garrafa leva em média mais de cem anos para se desintegrar, e que cada prancha feita neste projeto leva aproximadamente 110 garrafas, pode-se imaginar a importância da iniciativa para o meio ambiente.

 

Observação de Pássaros (birdwatching)

passaros ubatuba
Ubatuba – Natureza

Para os amantes da natureza e, em especial, para os amantes de pássaros, com mais de 80% de Mata Atlântica preservada e protegida, Ubatuba possui uma das maiores diversidades de aves do país.

A atividade de Observação de Pássaros (o Birdwatching) atrai cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo todo. Nesta pequena porção do território nacional chamada Ubatuba, podemos observar 30% das aves brasileiras. Essa atividade tem como intuito observar as aves de perto, fotografar, testemunhar seu comportamento e ouvir seu canto.



Booking.com